Pesquisar

26 de ago. de 2011

O AMOR DE DEUS

                  "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5, 8)
   
                      O amor que Deus nos demonstra a cada dia foi revelado a nós quando ele enviou o que ele tinha de mais precioso: seu Filho Unigênito, Jesus Cristo. Jesus morreu por nós "para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus."(Efésios 3, 18)
                   O amor de Deus tem um alvo: o ser humano. Deus não precisava provar pra nós o quanto ele nos ama, mas o fez para que tivéssemos certeza disso. Essa verdade deve estar arraigada dentro de nós para que possamos resistir quando formos tentados a achar que estamos sozinhos e abandonados e que ninguém nos ama. Tanto é que no mundo temos um exemplo de amor que é o "amor de mãe", que segundo o que se acredita, é um amor incondicional; existem até pessoas que dizem que amor verdadeiro é só de mãe. Porém a Palavra de Deus nos diz: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."(Isaías 49,15). Isso significa que, sim, há um amor maior que o amor de mãe.
                 Deus faz questão de mostrar que nos ama, faz questão de provar. O amor verdadeiro é revelado através de obras e não apenas de palavras. Você pode dizer que ama muito uma pessoa, mas como ela pode acreditar se você não fizer nada pra mostrar esse amor?
                  Algumas formas de Deus demonstrar seu amor por nós:


TRANSFORMANDO MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO   
                                          
                  "Porém o SENHOR teu Deus não quis ouvir Balaão; antes o SENHOR teu Deus trocou em bênção a maldição; porquanto o SENHOR teu Deus te amava."( Deuteronômio 23,5)
                 
                 Aqui, podemos ver que Moisés lembrava o povo do livramento que Deus havia concedido quando o rei de Moabe, Balaque, contratou um profeta de Israel para amaldiçoar a Israel afim de que Israel não fizesse dano algum a sua terra; porém, toda vez que o profeta abria a boca para proferir palavras de maldição, Deu colocava palavras de bênção em sua boca e ele abençoava o povo e este se fortalecia cada vez mais. Deus também não olhou para o mérito do povo, pois era um povo rebelde e não merecia nenhum benefício de Deus, mas ele amava o povo, como nos ama hoje.
                  O povo de Deus nem sempre agrada as pessoas, às vezes, parece que elas se sentem ameaçadas de alguma forma e com isso tentam lançar palavras de maldição sobre nós, mas Deus faz com que cada palavra que seria contra nós se transforme em força para que possamos lutar contra o verdadeiro inimigo que é Satanás. Apesar de muitas vezes, tentarem fazer trabalhos de feitiçaria, terem inveja, ou até mesmo através de palavras para nos destruir, o amor de Deus nos cobre e nos livra de todo mal: "Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda."(Salmo 91,10)
                  Quando nos achegamos a Cristo, ele começa um processo de libertação em nossa vida, desde que deixemos ele trabalhar, pois ele não nos força a nada. Assim, podemos viver o amor de Deus em nossa vida.

PROMETENDO RESTAURAÇÃO

                     "Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram. Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores as plantarão e comerão como coisas comuns."(Jeremias 31, 3-5)

                     Deus promete restauração a áreas da nossa vida que foram destruídas. O amor de de Deus por nós é eterno, sem medida e, por isso, ele quer que todas as áreas de nossa vida estejam em perfeita harmo-nia. Precisamos realmente da restauração em nossas emoções, em nosso espírito, para que possamos ter a verdadeira alegria. Ainda que depois dessa restauração nós ainda venhamos a cair diante das circunstâncias, se nos humilharmos e nos arrependermos diante de Deus, ele nos pega e , com seu imenso amor, faz tudo de novo. Deus realmente se importa com nossa condição seja ela emocional, espiritual, financeira, familiar, Deus se importa com todas as áreas da nossa vida para que tenhamos plena paz nele. Mas só será possível essa restauração se houver um caminhar contínuo com Deus, dando a ele total liberdade de agir em áreas que nós não gostaríamos que ninguém tocasse. Muitas vezes a restauração pode provocar um certo desconforto no início, mas ao final o resultado superará o desconforto.

NOS DANDO VITÓRIA NAS BATALHAS     

                     "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entre-gues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."(Romanos 8, 35-39)

                      Esse trecho é uma prova incontestável de que o amor de Deus é que nos faz vencer em todas as circunstâncias e, ainda que venham as lutas, elas não serão capazes de nos separar do amor de Deus. Se eu apenas confiar que Deus está comigo e que nele eu sou mais que vencedor, nenhuma luta será forte o suficientemente forte para me fazer desistir e querer voltar atrás. A única condição básica para que nos apossemos dessa vitória é crer de todo o coração em Deus e nos lançarmos totalmente aos seus cuidados.

ATRAVÉS DA DISCIPLINA

                       "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?" (Hebreus 12,6)
                      
                      A repreensão também é uma forma de Deus demonstrar amor pelas pessoas, ele quer que andemos em retidão diante dele. A Palavra de Deus sempre nos mostra que ele usava de correção para com o seu povo afim de trazê-los de volta a ele. Sempre que havia pecado entre o povo, Deus permitia alguma situação desagradável para que o povo se convertesse a ele e se lembasse de como era bom servi-lo . Mas nem sempre a correção de Deus vem por situações desagradáveis, às vezes pode vir através de uma pregação que ouvimos e o Espírito Santo nos convence da nossa situação para que nos arrependamos. Pode ser através de uma revelação que vem através da leitura da Bíblia, em nossa meditação diária. São inúmeras as formas que Deus usa para nos disciplinar, cada disciplina vem de acordo com a situação que exige que ela seja aplicada. Acontece que, assim como a disciplina serve para nos atrair de volta a Deus, ela também pode ser trágica na vida de que não quer receber a disciplina, são rebeldes, não querem se curvar diante de Deus: "o homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio."(Provérbios 29,1). Deus nos adverte algumas vezes a respeito do nosso pecado, se não nos humilharmos, chega uma hora que ele se afasta e nos entrega e ao nosso próprio desejo, ele deixa de ter um compromisso conosco, apesar de continuar nos amando. Ele simplesmente nos deixa de lado e fica esperando até o dia em que possamos nos voltar a ele, com alguém que está ausente, ele manda recados falando da saudade que sente, da vontade que ele tem de termos ao seu lado.
                     Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê um coração quebrantado e humilde para recebermos todo o amor que ele tem pra nos oferecer de GRAÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÚVIDAS, SUGESTÕES, COMENTÁRIOS? FIQUE À VONTADE, SUA COLABORAÇÃO É IMPORTANTE PRA NÓS. QUE DEUS OS ABENÇOE!