Pesquisar

13 de ago de 2014

Bem-aventurados os servos vigilantes

Pastor Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica descrita nos evangelhos. Essa e outras explicações podem ser encontradas no livro "O Evangelho Reunido".

- Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias.

E sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, logo possam abrir-lhe.

Bem-aventurados aqueles servos, aos quais o Senhor, quando vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá e os fará reclinar-se à mesa e, chegando- se, os servirá.

Quer venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar.

Notas do Autor: Lc 12:35-38

ESTEJAM CINGIDOS OS VOSSOS LOMBOS - A frase do Senhor Jesus, dita em plena Semana da Páscoa, remeteu os discípulos ao texto bíblico de Êxodo 12:11, onde o SENHOR, na Primeira Páscoa, em cerca de 1440 a.C., havia dito a mesma coisa aos israelitas: “Os vossos lombos cingidos, as vossas sandálias nos pés e o vosso cajado na mão. E comereis o cordeiro apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor”. Estar com o lombo cingido – o corpo devidamente vestido –, as sandálias nos pés, enquanto comiam o cordeiro naquela última noite, antes da partida do Egito, significava estar devidamente preparado e vigiando, em comunhão e obediência até o fim, prontos para uma partida súbita. No dia 14 de abib todos os “filhos da fé” saíram do Egito, ao mesmo tempo, em direção à Terra Prometida. Foi o maior êxodo instantâneo de todos os tempos. Não se tem notícia de nada parecido. Ao longo da História, muitos povos se moveram, mas o êxodo em 14 de abib foi o único em que tantos se deslocaram no mesmo instante.

Jesus faz a mesma colocação: somente os que estiverem com os lombos cingidos e com a Luz acesa, isto é, devidamente preparados e vigiando, em comunhão com o Cordeiro até o Fim, é que estarão incluídos no Arrebatamento – a partida instantânea e coletiva do povo de Deus do “Egito atual” para a “Canaã Celestial”.
Este “Novo Êxodo” será ainda mais grandioso do que o primeiro e jamais será igualado em toda a História da Humanidade!

LOGO POSSAM ABRIR-LHE - Assim como os israelitas tiveram de esperar a hora do êxodo dentro de suas casas, assim também os servos atuais devem esperar o Arrebatamento dentro da Casa do Senhor!

EM VERDADE VOS DIGO QUE SE CINGIRÁ E OS FARÁ RECLINAR-SE À MESA E, CHEGANDO-SE, OS SERVIRÁ - Nos tempos de Jesus, era o servo que se cingia e servia a ceia ao seu senhor. Mas não será assim naquele grande Dia. Na verdade, o Senhor se vestirá e servirá aos Seus servos. Leia a profecia a seguir e veja Ele vestindo-Se para servir: “E saiu do Trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que O temeis, assim pequenos como grandes. Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia!

Porque já reina o SENHOR nosso Deus, o Todo-Poderoso. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe Glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-Lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras Palavras de Deus” (Ap 19:5-9). É muita bem-aventurança: aqueles que O serviram na Terra, serão servidos por Ele no Céu!

QUER VENHA NA SEGUNDA VIGÍLIA, QUER NA TERCEIRA, BEM-AVENTURADOS SERÃO ELES, SE ASSIM OS ACHAR - Não importa a hora ou a demora: bem aventurados os que estiverem firmes na Casa do Senhor, em comunhão, prontos e vigiando, esperando a Sua volta.


Fonte: http://pazevida.org.br/