Pesquisar

13 de out. de 2014

Quatro conselhos que podem mudar sua caminhada



" Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco." 2 Coríntios 13:11

          Apesar das dificuldades na caminhada cristã, podemos torná-la mais suave e agradável se observarmos o conselho do apóstolo Paulo aos irmãos de Corinto. São quatro conselhos importantíssimos nesse versículo que devem ser absorvidos por nós e praticados também:

          Regozijar-se (Alegrar-se): Não tem como viver uma vida saudável sem alegria, a bíblia diz:

"O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate." Pv 15:13
"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." Pv 17:2
"Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo." Pv 15:15

          Sem alegria em nosso coração damos espaço para que a depressão, o desânimo, as dúvidas, as fraquezas governem nossa vida. Mas a alegria que vem de Deus é que deve governar nossa vida, pois ela é maior que qualquer circunstância adversa pela qual passamos. A presença de Deus é a fonte inesgotável de alegria, a bíblia diz: "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente." (Salmos 16:11) e outa vez diz: "Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor."(1 Crônicas 16:10)
           É verdade que podemos encontrar alegria em várias coisas e em vários momentos, mas é uma alegria momentânea, passageira. A alegria que vem de Deus nos faz fortes: "(...)portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Neemias 8:10)
           A salvação de Deus nos dá alegria: "Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário." (Salmos 51:12)
         As bênçãos de Deus nos enchem de alegria: "Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes." (Salmos 126:2)

           Ser perfeito (Buscar a perfeição): Sabemos que a única característica comum a toda humanidade é a imperfeição, é inerente ao ser humano o ser imperfeito. Como pois, Paulo nos orienta a sermos perfeitos? Nós somos uma obra inacabada de Deus a qual Deus nos molda dia após dia até que estejamos completos como ele é. Mas somos nós que devemos nos empenhar em sermos aperfeiçoados, devemos rejeitar aquilo que nos suja, que nos destrói, que nos deixa aleijados (espiritualmente). Somos encorajados a ser perfeitos e se, nos empenharmos em uma busca incessante pela perfeição, com certeza um dia seremos. Nossa busca pela perfeição não se aplica a perfeição física como muitos por aí gastam milhares de reais para alcançar "o corpo perfeito", a perfeição que Deus quer ultrapassa o entendimento humano e só é revelada pelo Espírito de Deus que nos orienta dia após dia como devemos agir.
          Nosso esforço para alcançá-la deve nos fazer superar nossas vontades e colocar a vontade de Deus acima das nossas. Devemos nos esforçar ao máximo para alcançar o máximo de perfeição possível aqui na terra afim de que alcancemos a perfeição em nível completo no céu.

          Ser consolados: Consolo na bíblia tem o significado de encorajamento, impulsionamento, fortalecimento. O Espírito Santo é o nosso Consolador. Quando somos cheios do Espírito Santo ele nos consola, nos impulsiona, nos encoraja. A aflição e o desespero já não tem lugar em nossos corações pois estamos tomados de um novo ânimo e perseverança para prosseguir, apesar das dificuldades. É interessante Consolador em inglês é comforter, que também significa : cachecol, acolchoado (edredom), manta de lã...
          Quando nos entregamos ao Espírito Santo somos envolvidos por um manto de conforto que nos acolhe em meio ao frio do inverno mas, ele também é tão confortante como uma brisa suave que nos refrigera em dias de calor.
          Ser de um mesmo parecer e viver em paz: Deus sempre quis que seu povo fosse unido em comunhão: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." (Salmos 133:1).
          Todos devemos buscar o bem comum e não cada um seus próprios interesses. Quado temos um mesmo modo de pensar, Deus derrama sua bênção, a bíblia diz: "Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus." (Mateus 18:19) e outra vez: "E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer." (Gênesis 11:6)
          Devemos todos andar em harmonia com a palavra de Deus, somente assim poderemos ter o mesmo objetivo: agradar a Deus. Quando temos o mesmo propósito e o mesmo objetivo fica mais fácil caminhar em paz uns com os outros, pois o que provoca discórdia sempre é o modo diferente de pensar,cada um defende seu próprio pensamente sem levar em conta qual deles contribui melhor para o bem comum. Apesar disso, temos a afirmação que a verdadeira paz vem somente de Jesus: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27); por isso, muitas vezes, devemos nos entregar a Deus para receber a verdadeira paz.

Portanto Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÚVIDAS, SUGESTÕES, COMENTÁRIOS? FIQUE À VONTADE, SUA COLABORAÇÃO É IMPORTANTE PRA NÓS. QUE DEUS OS ABENÇOE!