Pesquisar

10 de mar de 2015

Aprendendo a Agir Mansamente

“E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens sobre a terra”.  Números 12:3

          Moisés foi levantado por Deus para retirar, colocar em liberdade o povo de Deus que estava escravizado no Egito sobre o domínio de Faraó, e conduzi-lo a uma terra boa, larga que mana leite e mel.
E para que isso acontecesse Deus o chama de uma forma muito especial, deixando claro que tem uma grande obra em sua vida, e que estará com ele para conduzi-lo em um caminho de vitória nos momentos de maior dificuldade em sua vida. Êxodo 3:10-12
          Observe:
          Vem agora, pois eu te enviarei – Deus o chama com urgência. Deus tem pressa em te fazer um vencedor como o herói Moisés.
          E Deus disse: certamente eu serei contigo – Deus garante a sua presença na vida de Moisés. A presença de Deus está garantida sobre a sua vida durante todo o tempo que você estiver firme em Deus, Ele te fará vencer todos os dias em nome de Jesus.
          Moisés era especial para Deus, não que Arão e Miriã não fossem especiais a Deus. Mais existia sobre a vida de Moisés uma diferença, Moisés era um profeta agradável aos olhos de Deus. (Números 12:6-8)                   Mesmo sendo tão especial Moisés vai vivenciar um conflito em sua vida que ele não gostaria de viver, quando seus irmãos se levantam contra a sua vida. E o principal objetivo não era seu relacionamento com a mulher cuxita (Etíope), mais sim em tirá-lo da posição ao qual Deus o havia colocado. (Números 12:2)
          O conflito existente na vida de uma pessoa tem por maior objetivo tentar impedir que a pessoa viva o que Deus tem determinado para a sua vida. Tentando tirar a pessoa da posição que Deus a colocou. Os problemas (conflitos) estão fazendo as pessoas desistirem do plano especial de Deus.
          Você é muito especial e foi chamado para fazer a diferença entre as demais pessoas assim como Moisés, o que você precisa é aprender a vencer os conflitos de sua vida. Assim como Moisés também venceu, não importa o quanto te acusam e quantos se levantam contra você, até os da sua própria casa, seja qual for o conflito e, em, que área seja da sua vida, quer seja espiritual, profissional ou até mesmo familiar. Moisés estava enfrentando um conflito em meio a sua família, Mediante todo este acontecimento qual é a característica, ou seja, qualidade que a palavra de Deus nos mostra na vida de Moisés. Justamente a Mansidão.

Ser manso é: Ser delicado com todos, é ser atencioso, compreensivo.
Manso é: Aquele capaz de perder uma discussão, sem se exasperar.
Manso é: Aquele capaz de discutir um assunto, sem perder a calma.
Manso é: Aquele capaz de ser livre do espírito de vingança, mesmo diante da provocação.
Manso é: Aquele que prefere errar perdoando em lugar de "acertar" odiando (ou odiar errando).
Mansidão não é: Sinônimo de fraqueza ou de covardia. Ao contrário, é uma virtude divina. Deus, sendo Todo Poderoso é manso.
Mansidão: Não é covardia, omissão.
Mansidão: É Segurança, moderação.É uma capacidade dada por Deus de se controlar diante daquilo que nos irrita.

          Moisés mediante o conflito em sua vida com sua família agiu mansamente, ou seja, estava seguro em Deus e sabia que Deus iria honrá-lo.
          Moisés se controla diante do levante de sua família, não se deixa levar por este conflito, agiu mansamente.
          Essa atitude fez com que o próprio Deus tomasse sobre si as dores de Moisés e resolveu julgar sua causa lhe defendendo e lhe dando a vitória. (Números 12:9-10)
          Você vai conseguir vencer determinadas situações em sua vida se você aprender a agir com Mansidão.
          Ainda que você esteja certo, ainda que nos chamem de malfeitores, blasfemem de nós devemos agir mansamente, porque isso é agradável ao nosso Deus. E fará com que ele julgue a nossa cousa para nos fazer vencer como Moisés. (I Pedro 3:15-18)
          Para que essa qualidade de Deus esteja sobre a sua vida você precisa do Espírito Santo de Deus, pois é o Espírito Santo que vai trabalhar na sua vida moldando seu caráter e criando em você um espírito de mansidão. A mansidão é fruto do Espírito Santo de Deus. (Gálatas 5:22)
          Moisés possuía essa qualidade ser manso, porque servia ao Deus vivo de Israel. Atendeu a chamado de Deus dizendo: " Eis-me aqui."

          Você precisa atender o chamado de Deus para a sua vida recebendo o Senhor Jesus como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador da sua vida, pois ele te ensinará a agir com mansidão. Ele disse: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e mais do que isso garante estar com você todos os dias da sua vida até a consumação dos séculos.