Pesquisar

15 de set de 2015

Halloween sob o ponto de vista dos bruxos

          Creio que cada um de nós foi dotado por deu de capacidade de compreensão e análise, ainda que uns em um grau diferente do outro, mas todos somos capazes de pensar. Infelizmente, as pessoas se esqueceram que podem fazer isso sozinhas; terceirizam decisões, "vão na onda", seguem a maioria, engolem tudo o que recebem por preguiça de pensar...
          A respeito do Halloween, tenho lido muita coisa repetida, parece que as pessoas simplesmente entram num site, copiam e colam, sem ao menos discernir o que estão fazendo.
         Para se efetuar um bom julgamento, devem ser apresentados todos os fatos detalhados, os fatos são analisados e a sentença é deferida. Vou postar alguns pontos de vista que encontramos a respeito dessa festa e os leitores podem analisar texto por texto comparando com a Palavra de Deus.
         O primeiro que vou postar, é o dos bruxos. esse texto foi retirado de um site escrito por bruxos para bruxos. Que o Espírito Santo nos abra os olhos para enxergarmos além daquilo que queremos, pois "nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto." Marcos 4:22

Samhain - A Morte do Deus

          31 de outubro no hemisfério Norte & 1º de maio no hemisfério Sul

          "Samhain (pronuncia-se Sou-ein), festejado em 31 de outubro no hemisfério Norte e em 1º de maio no hemisfério Sul, é o Ano-Novo dos Bruxos. Esse dia sagrado é conhecido por inúmeros nomes. Para muitos, talvez, o mais conhecido seja Halloween. Para nós, Bruxos, é a festa na qual honramos nossos ancestrais e aqueles que já tenham partido para o País de Verão.
          Essa é a noite em que o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontra-se mais fino e o contato com nossos ancestrais torna-se mais fácil. É também o momento tradicional para celebrar a última das colheitas e se preparar para o Verão.
          O poder de magia pode ser sentido no ar, nessa noite. O Outro Mundo se coaduna com o nosso conforme a luz do Sol baixa e o crepúsculo chega. Os espíritos daqueles que já partiram para o outro plano são mais acessíveis durante a noite de Samhain.
          Samhain ocorre no pico do Outono. É o tempo do ano em que o frio cresce e a morte vaga pela Terra. O Sol está enfraquecendo cada vez mais rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores estão caindo, numa preparação ao Inverno que chegará. Essa é a última colheita, o tempo em que os antigos povos da Europa sacrificavam seus gados e preservavam sua carne para o Inverno, pois esses animais não podiam sobreviver em grande escala nesse período do ano devido ao frio vindouro. Só uma pequena parte, os mais viris e fortes, era mantida para o ano seguinte.
          Samhain é a noite em que o Velho Rei morre e a Deusa Anciã lamenta sua ausência nas próximas seis semanas. O Sol está em seu ponto mais baixo no horizonte, de acordo com as medições feitas através das antigas pedras da Britânia e da Irlanda, razão pela qual os Celtas escolheram esse Sabbat, em vez de Yule, para representar o Ano-Novo. Para os Antigos Celtas, esse dia sagrado dividida o ano em duas estações, Inverno e Verão. Samhain era o dia no qual começavam o Ano-Novo celta e o Inverno, por isso era um tempo ideal para términos e começos.
          É o dia ideal para honrar os mortos, pois nele os véus que separam os mundos estão mais finos. Aqueles que morreram no ano passado e aqueles que estão reencarnando passam através dos véus e portais nesse dia. Os Portões das Sidhe estão abertos e nem humanos nem fadas precisam de senhas para entrar e sair.
          Em Samhain, o Deus finalmente morre, mas sua alma vive na criança não-nascida, a centelha de vida no ventre da Deusa. Isto simboliza a morte das plantas e a hibernação dos animais, o Deus torna-se então o Senhor da Morte e das Sombras.
          Samhain é um festival do fogo e é a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano. É em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar os caminhos para partirem ao Outro Mundo (País de Verão).
          Samhain é o tempo de lembrarmos com amor aqueles que partiram para o outro lado, por isso é chamado de a Festa Ancestral. Toda a família, ou grupo, se reúne para reverenciar os que já partiram. É muito comum nesse Sabbat se realizar uma ceia em silêncio, conectando-se com aqueles que já cruzaram os portais dos mundos. É tradicional também deixar um lugar à mesa para os ancestrais e lhes servir pratos como se eles estivessem presentes à ceia.
          Para aqueles que não têm família para festejar e celebrar seus ancestrais, alimentos geralmente são deixados do lado de fora de casa, na porta de entrada, em homenagem aos familiares e amigos desencarnados.
          É também tradicional deixar uma vela acesa na janela da casa para ajudar a guiar os espíritos ao longo de sua caminhada ao nosso mundo para que possam encontrar o caminho de volta.
          De acordo com os antigos celtas, havia apenas duas divisões do ano que iam de Beltane a Samhain (Verão) e de Samhain a Beltane (Inverno).
          Samhain é um dos quatro grandes Sabbats e muitas vezes é considerado o Grande Sabbat.
          Por ser o maior de todos e o mais importante também, todos os Pagãos consideram Samhain como a noite mais mágica do ano. Muitas práticas adivinhatórias foram associadas a Samhain, as mais comuns eram aquelas que prenunciavam casamentos e fortunas para o próximo ano que estava se iniciando.
          Uma das tradições mais comuns praticadas pelos povos antigos era a de colocar várias maçãs em um grande barril de água. Várias mulheres se reuniam em volta do barril, e a primeira que conseguisse pegar uma das maçãs seria a primeira a casar no próximo ano.
           Na Escócia, colocavam-se pedras entre as cinzas da lareira, deixando-as "descansar" durante a noite. Se alguma pedra fosse descoberta durante a noite, representaria a morte iminente durante o próximo ano de um dos moradores da residência.
          Sem sombra de dúvida a prática mais famosa do Samhain é o Jack O'Lantern (máscaras de abóboras), que sobrevive até hoje nas modernas celebrações do Halloween. Vários historiadores atribuem suas origens aos escoceses, enquanto outros lhe conferem origem irlandesa. As máscaras eram utilizadas por pessoas que precisavam sair durante a noite de Samhain. As sombras provocadas pela face esculpida n abóbora tinham a virtude de afastar os maus espíritos e todos os seres do outro mundo que vinham para perturbar. Máscaras de abóboras também eram colocadas nos batentes das janelas e em frente à porta de entrada para proteger toda a casa.
          O costume norte-americano de vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo Trick or treating, nas noites de Halloween, é de origem céltica. Nos tempos antigos, o costume não era relegado às crianças, mas sim aos adultos. Em tempos ancestrais, os vagantes iam cantando cânticos da época de casa em casa e eram presenteados com agrados pelo seus habitantes. O Treat (presente) também era requerido pelos espíritos ancestrais nessa noite através de oferendas.
          O Deus neste período é identificado com os animais que eram sacrificados para continuidade da vida.
          Samhain é um tempo para a reflexão, no qual olhamos para o ano mágico que passou e estabelecemos as metas para nossa vida no ano que entra."


           Ops! Alguma coisa aí?
          A Palavra de Deus é bem clara quando diz que Deus é eterno, sem começo nem fim de dias, como pode Deus morrer?  "Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus." Salmos 90,2
          A adoração a outro deus que não o Deus de Israel, é expressamente proibida na Bíblia: "Não terás outros deuses diante de mim; não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam." Deuteronômio 5:7-9
          Pessoas mortas não podem receber homenagens afinal, está escrito: “Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5-6 NVI) Como receberiam, se não podem voltar?
          Também está escrito: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9:27.
           Com respeito à prática de adivinhações, a bíblia diz:
          “Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.”  (Levítico 19:31 NTLH)
          “Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.” (Levítico 20:6)JFA
          “Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos, terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte.” (Levítico 20:27) NVI
          "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles." Isaías 8:19,20

          O uso das máscaras de Jack O'Lantern para proteção contra espíritos maus é outro engano. O Salmo 34, diz: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Ele (o Senhor) lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra." Salmos 34:19,20
          Outra vez: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra." Salmos 34:7

         Comumente, as pessoas que estão enredadas nessas práticas tenta, atrair mais pessoas para seus costumes, o ataque maior são às crianças, pois são mais vulneráveis e aceitam tudo como verdade. Como cristãos, devemos estar atentos à Palavra de Deus. Somente ao conhecermos a verdade podemos nos livrar da mentira. A palavra de Deus deve ser continuamente ensinada a nossos filhos, devemos ensiná-los a fugir dessas coisas, a não receber tudo como verdade, a não "ir com a multidão". A Bíblia diz: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." Oséias 4:6
          A falta de conhecimento leva à destruição. Não tenha receio de buscar informações a respeito de algo que você tem dúvida, seja a respeito da Palavra de Deus ou qualquer outro assunto.
          Que Deus nos ajude a vencer a cegueira espiritual e viver na luz de Cristo!